19 junho em livraria


Escritos sobre os Judeus e a Inquisição
Padre António Vieira

 
«Vieira foi em Portugal uma das vozes mais fortes na defesa da dignidade e da liberdade dos judeus e da condição judaica. Considerou um erro histórico a sua expulsão e uma grande perda para o país; criticou a vigilância persecutória da Inquisição, advogando a reforma e até a suspensão deste tribunal. Os seus escritos em favor dos chamados cristãos-novos e o seu combate contra os modos de proceder do tribunal do Santo Ofício representam uma das facetas mais lúcidas e avançadas do pensamento do Padre António Vieira.»
José Eduardo Franco

 

É possível, senhor, que para se castigar qualquer delinquente, posto que notoriamente o seja, e para se condenar alguém em quatro ou seis mil réis, não podem as justiças e não costuma Vossa Alteza dar sentença, nem tomar resolução, sem ouvir ou sem citar as partes ambas; e agora se castigam tantos milhares de pessoas na perda da honra, da pátria, dos ofícios e da fazenda, sem os ouvir, e sem lhes mandar que respondam? Sirva-se Vossa Alteza de considerar que quando se procede contra partes não ouvidas, ainda que se pronuncie o que é justiça, sempre se procede sem justiça.

Padre António Vieira

 
«Deve fazer-se uma leitura integrada do pensamento de Vieira e da sua audácia política e religiosa. (…) As posições corajosas do Padre António Vieira falam por si e a análise cuidadosa dos textos ora publicados permitirá encontrar novas revelações e novos caminhos, à luz das mais recentes investigações sobre os cristãos-novos e a Inquisição.»
Guilherme d’Oliveira Martins