19 de junho em livraria


«A Ilha do Conhecimento»
Marcelo Gleiser
 

Os limites da ciência e a procura de significado
Haverá respostas para todas as perguntas? Poderemos saber tudo sobre o Cosmos? Existirá algo como a natureza verdadeira ou última da realidade?

 
Ser humano é querer saber, mas aquilo que conseguimos apreender é uma minúscula fração do que «há lá fora». Em A Ilha do Conhecimento, o físico Marcelo Gleiser retraça a investigação das respostas às questões fundamentais da existência. Ao fazê-lo, chega a uma conclusão provocadora: a ciência, a principal ferramenta que utilizamos para encontrar respostas, tem limites estritos. A essência da realidade é incognoscível.

 
Ao narrar a história empolgante da investigação científica, A Ilha do Conhecimento apresenta uma análise muito original das ideias de alguns dos maiores pensadores da história, de Platão a Einstein, fazendo-nos refletir sobre o significado de se ser humano num universo dominado pelo mistério.



Professor de Física e Astronomia no King’s College of London, tornou-se conhecido pelas suas aulas no Dartmouth College, em Hanover, nos EUA, nomeadamente pela singular disciplina de Física para poetas. Membro da Academia Americana de Física, foi distinguido com vários prémios pelo seu trabalho na área da divulgação científica. Entre as mais importantes distinções conta-se o Presidential Faculty Award, o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work, o Prémio José Reis de Divulgação Científica e o Prémio Jabuti.