12 de junho em livraria


No coração do escândalo financeiro do Banco HSBC

«No banco HSBC existia uma estrutura para ajudar os clientes a fugir aos impostos e tenho provas disso.»

Em fevereiro de 2015, ao fim de um ano de investigação que mobilizou mais de 150 jornalistas de 50 países, SwissLeaks revela a existência de um sistema internacional de fraude fiscal e de branqueamento de dinheiro que seria arquitetado pelo banco HSBC a partir da Suíça.

Na origem deste escândalo de amplitude internacional, está um homem: Hervé Falciani. Técnico informático no HSBC Private Bank de Genebra, resolveu quebrar o sacrossanto segredo bancário helvético. Neste livro conta como decidiu lançar o alerta divulgando uma série de informações ultraconfidenciais às autoridades francesas. Nos últimos anos, estas informações percorreram a Europa e atravessaram o Atlântico, conduzindo a um número recorde de processos de execução fiscal em França, Espanha, Estados Unidos, Grécia, etc. Os dados comunicados por Falciani aos diversos poderes judiciais e a sua colaboração com os media permitiram expor os bastidores de um gigante da banca e revelar o funcionamento de um verdadeiro sistema de fraude e branqueamento de dinheiro, baseado na evasão fiscal maciça, na ausência de controlo da origem dos fundos em trânsito, na angariação ilícita de contribuintes estrangeiros, nos esquemas para contornar a legislação...

 

Neste documento excecional, Hervé Falciani revela verdades incómodas e faz um apelo corajoso à reforma do sistema financeiro mundial.

 

Hervé Falciani, de 43 anos, um franco-italiano nascido no Mónaco, filho de pai bancário, é engenheiro informático. Desde 2009 que colabora com as polícias de diversos países, o que permitiu o acesso ao sistema informático do banco HSBC de Genebra, onde trabalhava em 2001. A chamada Lista Falciani (onde constam 130 000 nomes, de banqueiros e políticos a empresários e campeões desportivos) tornou possível a recuperação de milhões de euros resultantes da evasão fiscal. Angelo Mincuzzi é chefe de redação do jornal Il Sole 24 Ore e autor de importantes investigações sobre questões políticas e económicas. Publicou, com Giuseppe Oddo, Opus Dei. Il Segreto dei Soldi. Dentro I Misteri dell’Omicidio Roveraro.