Novidade | fevereiro 2015

Novidade | 6 fevereiro em livraria
A mais recente obra de Daniel Goleman, o consagrado autor de Inteligência Emocional e Foco – O Motor Oculto da Inteligência.

O psicólogo e jornalista Daniel Goleman acompanha há mais de duas décadas as posições mais vanguardistas na área das ciências humanas, em busca do que é novo, importante e útil para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Este livro reflete a evolução das reflexões do autor acerca da inteligência emocional, em particular no que se refere às mais recentes investigações da neurociência sobre a dinâmica das relações, e através da análise de dados sobre o verdadeiro impacto da inteligência emocional nos resultados das empresas. Esta matéria, amiúde citada e com eficácia demonstrada, tem-se tornado essencial para líderes, gestores e educadores empenhados em fomentar a inovação e promover desempenhos de excelência.


Foi Daniel Goleman quem primeiro apresentou a expressão "inteligência emocional" a um vasto público com o seu livro com o mesmo título editado em 1995, e foi também Goleman quem primeiro aplicou o conceito ao mundo empresarial com um artigo publicado em 1998 na Harvard Business Review, incluído neste livro. Numa investigação realizada em cerca de 200 grandes empresas, Goleman descobriu que, embora as qualidades tradicionalmente associadas à liderança – como a inteligência, resiliência, determinação e visão – sejam necessárias ao sucesso, são insuficientes. Os líderes verdadeiramente eficazes distinguem-se também por um elevado grau de inteligência emocional, que tem por componentes a autorregulação, a motivação, a empatia e a aptidão social. Estas qualidades poderão parecer "brandas" e ter pouco a ver com o mundo empresarial, mas Goleman encontrou ligações diretas entre a inteligência emocional e resultados mensuráveis a nível das empresas.
Harvard Business Review