3 out. em livraria


Intelectual sensação

O livro do momento, uma vigorosa dissecação das injustiças do liberalismo.

Os ricos estão a ficar cada vez mais ricos….
Thomas Piketty prova-o.

 Um dos mais polémicos livros da atualidade – O Capital no Século XXI do economista francês Thomas Piketty. Apontado pelo The New York Times como o melhor livro de economia da década, a imprensa internacional apelida Piketty de intelectual sensação pela sua conquista, não apenas de uma elite de especialistas, mas do grande público. Editado com sucessivas reimpressões em França, publicado na Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Turquia, Japão, Suécia, Coreia, Inglaterra e Índia, saltou para a lista de bestsellers do New York Times pouco depois de ter saído nos EUA.

 Quais são as grandes dinâmicas que regem a acumulação e a distribuição de capital? As questões sobre a evolução da desigualdade a longo prazo, a concentração da riqueza e as perspetivas de crescimento económico estão no cerne da economia política. Mas é difícil obter respostas satisfatórias devido à falta de dados corretos e de teorias claras. Em O Capital no Século XXI, Thomas Piketty analisa um conjunto exclusivo de dados de vinte países, que percorrem mais de três séculos, para discernir os padrões socioeconómicos fundamentais. As suas descobertas transformarão o debate e as prioridades da reflexão sobre riqueza e desigualdade das próximas gerações.

 

«…O Capital no Século XXI, o magnum opus do economista francês Thomas Piketty, será o mais importante livro de economia do ano – talvez da década. O senhor Piketty, indiscutivelmente o grande perito mundial em rendimento e desigualdades de riqueza, faz mais do que documentar a crescente concentração de rendimentos nas mãos de uma pequena elite económica. Argumenta que estamos de regresso a um “capitalismo patrimonial” em que as altas esferas da economia são dominadas não apenas pela riqueza, mas por uma riqueza herdada – em que o nascimento é mais importante que o esforço e o talento.»

The New York Times