14 fevereiro em livraria!


O livro que inspirou o filme «The Monuments Men – os Caçadores de Tesouros», distribuído pela Twenty Century Fox, com estreia em Portugal a 20 de fevereiro.

 
A história verdadeira e extraordinária das forças especiais dos Aliados que salvaram os tesouros da civilização das garras de Hitler – e inspirou o filme realizado e protagonizado por George Clooney The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros. Enquanto Hitler tentava conquistar o mundo ocidental, os seus exércitos pilhavam sistematicamente os maiores tesouros artísticos da Europa. O Führer tinha uma ideia bem clara das obras de arte que queria na sua coleção, bem como da «arte degenerada» que desejava destruir. Numa corrida contra o tempo, um grupo que incluía diretores de museus, conservadores, arquitetos, arquivistas e professores de História da Arte americanos, britânicos e franceses arriscaram a vida percorrendo a Europa em guerra para impedir a destruição de milhares de anos de cultura. Centrando-se no período entre a invasão da Normandia e o Dia da Vitória na Europa, acompanhamos seis Homens dos Monumentos numa missão que parecia impossível: perseguir o rasto das obras de arte saqueadas pelos nazis e impedir a destruição do património artístico europeu.

 
«Quer seja um apreciador de arte, de história militar ou de biografias de heróis, este livro é um tesouro que vale a pena caçar.»
Bookpage

 
«Os feitos dos Homens dos Monumentos, enquadrados por um relato expressivo sobre o desenrolar da guerra, constituem uma leitura fascinante.»
Associated Press

 

Robert M. Edsel é autor dos best-sellers Rescuing Da VinciSaving Italy, que narram a ação impressionante da equipa dos Homens dos Monumentos durante a campanha de Itália. Foi também coprodutor do documentário premiado The Rape of Europa. Foi distinguido com a Texas Medal of Arts, o prémio President’s Call to Service e o prémio Hope for Humanity, atribuído pelo Museu do Holocausto de Dallas. É ainda curador do Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial em Nova Orleães.