Nélida Piñon |Prémio Cátedra Enrique Iglesias de Cultura e Desenvolvimento 2014


A escritora brasileira, de ascendência galega, foi distinguida no passado dia 4 de dezembro, em Washington, com o Prémio Cátedra Enrique Iglesias. Atribuído pelo Centro de Cultura do BID (Banco Internacional de Desenvolvimento), este prémio tem como objetivo afirmar a cultura como componente essencial para o desenvolvimento mundial. A cátedra Cultura e Desenvolvimento passará assim a distinguir, anualmente, os melhores talentos da América Latina e Caribe “cuja excecional contribuição para a cultura e o desenvolvimento mudou vidas e aumentou conhecimento”. A primeira figura distinguida foi Nélida Piñon.

 
Com um notável percurso literário, enquanto escritora e académica, Nélida Piñon foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras, tendo obtido em 2009 o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra, a primeira escritora de língua portuguesa a consegui-lo.

 
A sua é uma escrita de mestiçagens e do que afirma como a memória sincrética da cultura latino-americana.

 

Publicada em Portugal pela Temas e Debates – «Aprendiz de Homero», «Coração Andarilho», «Livro das Horas» –, congratulamos publicamente Nélida Piñon por mais esta distinção internacional.