Halley, o Cometa da República
Joaquim Fernandes
Formato: 15x23 cm
PVP: 20,09€
PVP Círculo: 18,08€

Sinopse
Fresco do ano de 1910. O ano da República, e o ano em que o cometa Halley atravessa o firmamento do Portugal de inícios de século. Um original trabalho de pesquisa de Joaquim Fernandes a recolher referências na imprensa, no teatro de revista, no comentário político, na publicidade e na caricatura ilustrada. Um completo e divertido retrato do país que recebe o cometa com a mesma sensação de pânico com que assiste à queda da monarquia.

«Joaquim Fernandes...mostra como este grande episódio de medo coletivo catalisou uma situação económica e política já de si explosiva.»
Rui Cardoso, Expresso, actual


Historiador, professor na Universidade Fernando Pessoa, Joaquim Fernandes é o co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência. Especialista no estudo do imaginário português, começou por editar «Ovnis em Portugal (1978), seguindo-se «Intervenção Extraterrestre em Fátima» (1982), «As aparições de Fátima e o Fenómeno Ovni» (1995), «Fátima, nos Bastidores do Segredo» (2001), «Heterodoxias para o século XXI: novas fronteiras da Ciência» (2001), seguindo-se títulos como «Silenciados e Silenciosos» (2005), «O Cavaleiro da Ilha do Corvo» (2007) e «O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos» (2009).